terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A escolha de Sofia - William Styron

   Depois de quase dois meses, terminei A escolha de Sofia. Se eu gostei? É um livro acima de um simples gostar ou não, e com certeza não foi apenas mais um na lista de passatempos. Rico em detalhes e surpresas, o romance de William Styron tem uma trama abaladora.
Título: A escolha de Sofia
Autor: William Styron
Editora: Geração Editorial
Ano de lançamento: 2010
Páginas: 632
   Sofia Zawistowka é uma mulher polonesa sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Muda-se para os Estados Unidos, após perturbadoras provações, que infelizmente vem surgindo desde muito antes de sua estada no campo. Vivendo em New York, mantém um conturbado relacionamento com Nathan, um homem encantador e desequilibrado. Conhece Stingo, um jovem escritor, e desenvolve uma grande amizade com ele. Através da perspectiva do amigo e por vezes de Sofia, vamos descobrindo o intrincado e cruel passado dela. Que segredos essa mulher subvertida pelo destino esconde?
   A expressão "escolha de Sofia" é muito conhecida e indica quando se deve optar entre duas alternativas igualmente insuportáveis. Lemos capítulos e capítulos, e não conseguimos descobrir qual foi a tal escolha. Somente no final do livro temos conhecimento de seu conteúdo. Como é possível um ser humano passar por tantos traumas e ainda assim ter forças para se levantar a cada dia?
   Todos os personagens do enredo se tornam extremamente reais devido à abundância de detalhes. Assim que terminei a leitura, ainda podia sentir o sofrimento e a perseverança de Sofia. Considerado um dos melhores e mais polêmicos romances do século XX, A escolha de Sofia é um livro para ser saboreado aos poucos, dando um tempo de reflexão após cada passagem.

4 comentários:

  1. Eu adoro suas resenhas, você faz até parecer fácil falar de um livro =P
    (Não achei que fosse tão demorado ler D=, desculpa)

    ResponderExcluir
  2. Ana, com sua resenha fiquei com vontade de abandonar o que estou lendo e começar imediatamente a ler "A escolha de Sophia". Conheço a história, mas nada mais rico do que um livro pra nossa imaginação colocar as imagens, os sons, os cheiros ... Pode ter certeza que assim que terminar de ler vou voltar aqui pra te dar minhas impressões. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oieee, vi tua mensagem no skook e vim dar uma olhada! Ótima resenha, ainda quero ler esse, embora tenha um pouco de medo. Não gosto de finais ruins, quanto mais o livro todo.

    Lindo blog! Comecei um também a pouco tempo

    http://deliriosdork.blogspot.com/

    se puder dar uma olhada ><

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...