quarta-feira, 4 de julho de 2012

Correio Feminino - Clarice Lispector

Título: Correio Feminino
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 2006
Páginas: 158
   Correio Feminino talvez seja um livro inédito para muitos leitores assíduos de Clarice. É uma coletânea de textos que foram publicados em revistas, periódicos e jornais. Sob os nomes de Tereza Quadros, Helen Palmer e Ilka Soares, Clarice Lispector atuou como ghost-writer na imprensa brasileira, temendo que os assuntos mais triviais prejudicassem a sua carreira como escritora.
   Conhecemos um outro lado de Clarice: uma mulher que se preocupa com beleza, comportamento, casa, homens e seu papel na sociedade. Apesar dos textos se apresentarem em uma linguagem clara e e simples, distantes das "tradicionais" crônicas e contos da autora, ainda podemos notar um toque de seu humor ácido e realista.
   Em um tom de conversa com a leitora, Clarice incentiva várias vezes que as mulheres não percam a feminilidade, a beleza, a sedução, mas também não devem ser fúteis e desocupadas. Coloca a mulher em um papel de constante conquista de seus maridos e pretendentes, como se nunca pudessem descansar da árdua tarefa. Tive a impressão de que a mulher perfeita para Clarice é a que se desdobra em várias, nunca descansa de suas diversas missões, uma mulher com múltiplas faces e talentos.
   Um livro para quem deseja descobrir uma nova face dessa escritora tão querida. Os conselhos em si não pesam tanto para o valor da obra, apesar de refletirem os valores da época. Correio Feminino se apresenta como o prazer de conhecer Clarice Lispector sob outro ângulo.



5 comentários:

  1. Infelizmente conheço pouco essa grande escritora.

    Como fã de Nelson Rodrigues e Machado de Assis dei, até hoje, pouca atenção para esse grande símbolo nacional.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Ganhei esse livro de presente e nunca dei a devida atenção. Não li Clarice, a não ser nos tempos de escola e gostaria de comprar um livro dela antes de Correio Feminino. Fiquei curiosa pelos pontos que a Clarice destaca suas mulheres. Acho que vou ler logo sim!


    Boas leituras!
    @nine_stecanella
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpresa e feliz com a descoberta, não conhecia este lado de Clarice. Embora seja de uma linguagem sem profundidade alguma, como nos outros livros, adorei! =)

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana, Clarice me mobilizou de formas diferentes, em momentos diferentes, mas sempre com seu jeito peculiar de escrever, tão Clarice! Adoro.

    ResponderExcluir
  5. Ana, fiquei surpresa que não sabia desse lado ghost-writer de Clarice, apesar de ser super fã. Já li vários livros dela e esse sem dúvidas entrará na minha meta de leitura! ^^
    Vc falou de modo tão simples e cuidadoso que me recordou um texto que fiz sobre nós mulheres! Já tem algum tempo, mas até hoje me emociona! *__*

    Se possível comenta lá, gosto muito de ouvir a opinião das pessoas! Obg! http://belobelobello.blogspot.com.br/2010/03/beleza-de-ser.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...