sexta-feira, 13 de julho de 2012

Templos do Conhecimento

   Hoje, apresento para vocês uma nova série do blog Palavra Sonhada: Templos do Conhecimento. Com inspiração no álbum de fotos da página Wanderlust, no Facebook, postarei fotos, um pouco da história e outras curiosidades das mais belas e maiores livrarias e bibliotecas do mundo todo.

1- Selexyz Dominicanen, em Maastricht, Holanda.

   Em uma antiga igreja gótica do século XIII, encontramos hoje a livraria Selexyz Dominicanen, que foi aclamada pelo jornal britânico The Guardian como a livraria mais bela do mundo. A reforma, liderada pela rede holandesa de livrarias Selexyz, restaurou as pinturas e ornamentos, consertou as violações do tempo e adaptou a igreja medieval, um patrimônio cultural, para abrigar um templo do conhecimento.
   Construída por volta de 1260, a partir de 1796 a igreja teve diversos usos que fogem ao convencional, como escola, depósito municipal, estacionamento de bicicletas, local de lutas, entre outros. Mas, após a restauração em 2006, teve um fim realmente nobre com a instalação da Selexyz Domenicanen.







2 - El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, Argentina.

   Um antigo teatro abriga hoje uma imensa livraria em Buenos Aires. El Ateneo Grand Splendid foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bela do mundo. Com 120 mil títulos em estoque, a livraria recebe cerca de 3.000 visitantes por dia e vende 700.000 livros por ano. El Ateneo mantém as estruturas originais do teatro, substituindo apenas as fileiras de poltronas por estantes de livros. Foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glucksman. Funcionou também como cinema, sendo um dos primeiros a exibir filmes sonorizados.





 

    Aguardem as próximas postagens da série Templos do Conhecimento!

2 comentários:

  1. Primeira vez que passo aqui no blog e estou adorando!! É divertido colunas como essa, eu tbm procuro sempre diversificar os posts no blog ;)
    Estou seguindo!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindas! Quero pra mim!
    Já tive a oportunidade de visitar a de Buenos Aires, é realmente um sonho!

    beijos
    Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...