quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Templos do Conhecimento 2

Hoje trago para vocês mais algumas belíssimas livrarias e bibliotecas.

3 - Livraria Lello, em Porto, Portugal

   Fundada em 1906, a Livraria foi construída em estilo neogótico, destacando-se na paisagem urbana ao seu redor. Hoje, reconhecida como a terceira livraria mais bela do mundo, pelo jornal inglês The Guardian, a Livraria Lello e Irmão já passou por algumas reformas e informatização, mas não perdeu seus elementos originais. Seu atributo mais curioso, além do vitral que serve de claraboia, é a escada em espiral.

Clique nas fotos para ampliar







4 - Biblioteca de Direito da Universidade de Munique, Alemanha. 


 
5 - Biblioteca Palafoxiana, Puebla, México

   Fundada em 1646, é a primeira biblioteca pública no México colonial. Seu acervo conta com 45.058 livros antigos, 5.348 manuscritos, entre outros. Desde sua fundação, já passou por diversas restaurações e catalogações. Atualmente, foi classificada pela UNESCO como Memória do Mundo por ser a primeira biblioteca pública da América.

Clique para ampliar


6 - Biblioteca da abadia de Saint-Gallen, Suíça

    Antigo mosteiro e um dos lugares de desenvolvimento do canto gregoriano, a Biblioteca, pertencente ao Convento de São Galo, foi nomeada em 1983 pela UNESCO como um Patrimônio Mundial. É reconhecida como uma das mais ricas e antigas bibliotecas do mundo, dispondo da maior coleção de livros do início da Idade Média, na parte germânica da Europa. Contém cerca de 160 mil livros, dos quais 2.200 são manuscritos e 500 têm mais de mil anos. Hoje, a Biblioteca da Abadia de Saint-Gallen está envolvida em um projeto de digitalização de seus raros manuscritos medievais.




Um comentário:

  1. Será que todas essas bibliotecas tem os mesmos livros? =O

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...