segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

   Quando criança, não tive vontade de ler Reinações de Narizinho. Somente agora minha curiosidade despertou para esse livro. Li a edição da Editora Globo, em dois volumes, e achei as ilustrações de Paulo Borges muito bonitas. O primeiro volume conta com 155 páginas e o segundo, 131.
    A turminha do Sítio do Picapau Amarelo, já no imaginário coletivo dos brasileiros, surpreende e diverte com este livro dividido em pequenas histórias. Ao todo, são 11 histórias que seguem uma linha cronológica. Ao longo da trama, conhecemos Narizinho, Emília ganha personalidade, Pedrinho chega ao sítio e ainda surgem diversos personagens para animar as brincadeiras: o Rabicó, o Visconde de Sabugosa, o Príncipe Escamado...

   Apesar da polêmica existente em torno das obras de Monteiro Lobato, com relação aos comentários preconceituosos existentes em seus livros infantis, acredito que O Sítio do Picapau Amarelo é riquíssimo em cultura e diversão para as crianças. É importante explicar para os pequenos o contexto da época em que Monteiro Lobato viveu, ressaltando que ele era fruto de uma criação preconceituosa. As crianças com certeza entenderão e não serão incentivadas a pensar do mesmo modo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...